sábado, 9 de janeiro de 2016

Especialista dá dicas de pequenos reparos

Os pequenos defeitos surgem a todo momento em casa. Contratar mão de obra para corrigi-los pode sair caro. Para evitar os custos altos, alguns reparos podem ser feito pelos proprietários das residências, sem riscos para os moradores e vizinhos.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) publicou dicas do engenheiro civil Luis Fernando Armidoro, sobre pequenos serviços que podem ser feitos, sem ajuda de profissionais. Confira:

Reparos elétricos: Trocar uma lâmpada ou consertar um fio quebrado é simples, basta sempre desligar o disjuntor do cômodo no quadro de luz. Se você não souber qual é o disjuntor para o cômodo em questão, desligue a chave geral. Lembrando que é importante finalizar qualquer trabalho com fita isolante.

Parafusar coisas: Conferir a planta do cômodo antes, pois irá mostrar se há canos na parede em questão. Isso é importante principalmente no banheiro, pois você pode furar acidentalmente um cano e causar um grande vazamento. Caso não tenha a planta, dá para conferir a posição dos canos observando se o chuveiro e o lavatório estão instalados na mesma parede. Se sim, ela tem canos d’água e é melhor escolher outra parede para furar.

Pequenos vazamentos: Aquele cheiro ruim, acompanhado de água onde não devia estar, é sinal de vazamento no esgoto da casa. Como a maior parte dos vazamentos acontece em juntas de canos (peça de plástico curva que une dois ou mais canos), dá para verificar a peça que está vazando e substituir por outra. Lembre-se somente de desligar o registro da água e ter à mão uma lixa (para aumentar a aderência do plástico), um adesivo próprio e uma fita teflon (também conhecida como veda-rosca), para impedir futuros vazamentos.

Umidade e trincas na parede:
De tijolo de argila: com a parede já sem reboco (argamassa), injeta-se nos tijolos mais próximos ao chão um produto que cristaliza o tijolo por dentro e por fora, o que impede que a umidade continue subindo do chão.
De tijolo de concreto: com a parede já sem reboco (argamassa), aplica-se um produto hidrófobo (que repele a água) nos tijolos para que a umidade não seja transferida para fora, aparecendo na tinta da parede.
De pintura com tempera de cal: não trata o problema, apenas deixa a parede respirar, ao contrário das tintas comuns. Por ser feita à base de cal, um bactericida, as manchas de bolor não aparecem. É possível encontrar esse produto em alguns depósitos de tinta.

- Pintar pequenas áreas: Basta um pouco de conhecimento e uma latinha de tinta para renovar uma parede, porta ou janela. Lembrando que se o material for madeira, é preciso passar uma seladora depois de lixar para fechar os “poros” da porta e impedir que sugue muito do verniz que você for aplicar em seguida.

- Assentar pisos e azulejos: Se poucas peças de piso ou azulejo soltarem, dá para colocá-las de volta usando um pouco de argamassa, cruzetas de plástico e rejunte. Sempre as orientações das embalagens dos produtos, que explica todos os detalhes para dar certo (ponto de consistência, tempo de aplicação, etc.). Com uma simples colher de pedreiro e uma desempenadeira, você já consegue fazer a aplicação.
O especialista também aponta serviços que podem ser inúteis e representar mais trabalho do que economia. Estão na lista levantar ou derrubar paredes, recuperar móveis com cupim, arrumar portas empenadas, cortar vidro e tentar ajustar janelas ou portas fora de prumo.

Fonte: Febraban




Nenhum comentário:

Postar um comentário